• Rafael Sanson

A relevância dos Microinfluenciadores

Os microinfluenciadores são aqueles influenciadores digitais que possuem entre 10 e 100 mil seguidores ou inscritos em seus canais ou redes sociais




As campanhas de marketing precisam ser cada vez mais assertivas. Hoje, o consumidor exige campanhas que falem diretamente com ele. Caso contrário, dificilmente vai dar atenção para o que está sendo comunicado. E é exatamente nesse contexto que os microinfluenciadores ganham mais espaço no mercado publicitário.

Esses profissionais possuem um poder de se comunicar diretamente com um nicho específico. Isto é algo que empresas de diversos segmentos podem aproveitar nos seus planos de marketing. Para que você entenda o que são microinfluenciadores, como eles podem ajudar a sua empresa e ainda como encontrá-los, fizemos esse conteúdo exclusivo sobre o assunto. Confira o texto na íntegra e boa leitura!


O que são micro influenciadores digitais?

Os microinfluenciadores são aqueles influenciadores digitais que possuem entre 10 e 100 mil seguidores e inscritos em seus canais ou redes sociais. Geralmente, esses perfis possuem maior taxa de engajamento do que os grandes influenciadores, que contam com milhões de seguidores.

Por exemplo, se você possui uma loja de doces artesanais e só consegue entregar para a sua cidade, vale mais a pena contratar um microinfluenciador da sua cidade, que irá conversar diretamente com o seu público alvo, do que um influenciador que tenha milhões de seguidores. Outra alternativa seria encontrar um microinfluenciador que já publica conteúdos sobre doces e sobremesas, como um confeiteiro amador, por exemplo.

Os microinfluenciadores não são celebridades, mas podem atuar de maneira mais eficaz que muitos perfis famosos. Além disso, os valores para contratá-los são bem menores e em alguns casos até aceitam permuta para divulgar uma marca. Outro aspecto é de que eles passam maior credibilidade ao público, pois possuem mais proximidade com esses seguidores.


Diferenças entre influenciadores e microinfluenciadores

Em síntese, se um influenciador consegue atingir um número muito grande de pessoas, então o seu público é menos segmentado.

De maneira prática, se você deseja anunciar a uma quadra de futebol society para aluguel, o que vale mais a pena: investir em uma publicidade de futebol com o @fred, um grande influenciador que fez sucesso no canal Desimpedidos? Ou trabalhar com o ‘rei do futebol amador’ local é mais atrativo?

Por um lado, a publicidade com o @fred pode impactar um público maior. Mas de que adiantam 100 mil visualizações de outro estado, por exemplo? Por outro, o microinfluenciador do futebol amador local vai impactar o público-alvo da sua quadra de society, que são os praticantes de futebol que moram na sua região.


Benefícios em trabalhar com microinfluenciadores

O microinfluenciador geralmente está envolvido numa causa pontual ou é especializado em um determinado tema. Dessa forma, consegue liderar a opinião dos seguidores. Assim, esse tipo de personalidade tende a se destacar pelo fato de conseguir conversar de maneira mais direta com o seu público.

E é nesse ponto que o microinfluenciador atua, pois o público sabe que grandes celebridades dependem de contratos e empresários, por exemplo. Já o pequeno influenciador passa a impressão de "gente como a gente" e, em geral, transmite a ideia de estar livre dos interesses financeiros. Segundo uma pesquisa realizada pela plataforma de monitoramento MightyScout, mais de 80% dos consumidores estão mais dispostos a ouvirem a recomendação de um microinfluenciador do que das celebridades.


Como achar microinfluenciadores para parcerias?

Se você deseja impulsionar a sua marca e, assim, conquistar mais credibilidade na presença online, vale a pena considerar o uso de microinfluenciadores para parcerias. Por isso, preparamos um passo a passo para achar o melhor influenciador para a sua estratégia de marketing digital. Confira:


1. Comece monitorando os seguidores da sua marca

Se a sua empresa já possui uma presença online considerável, provavelmente ela já possui alguns micro influenciadores que promovem a sua marca, mas que você muitas vezes nem notou.

Aqui, vale um exemplo de uma loja especializada em roupas femininas. Luana é cliente fiel da loja há mais de cinco anos, tem 25 anos e tem mais 10mil seguidores no instagram. Além disso, ela gosta de se vestir bem e é referência de looks e moda para suas amigas.

Sempre que usa uma peça de sua loja, Luana marca a empresa, que reposta, mas não explora todo o potencial da microinfluenciadora. Como então, fazer parcerias com a Luana? O primeiro passo é enxergar quem é a ‘Luana’ em sua base de seguidores. Após isso, vale a pena realizar um acordo, permutando roupas, por exemplo, com vídeos da microinfluenciadora dos recebidos do dia, expondo a loja para seus 10 mil seguidores.


2. Use hashtags

Pesquise por hashtags que tenham relação com o segmento da sua empresa e veja quais são os microinfluenciadores que já promovem produtos de marcas relacionadas com a sua. Essa é uma das maneiras mais fáceis e eficientes de encontrar gratuitamente pessoas que já atuam como influencers de pequeno porte voltados para o seu setor.

Além disso, você também pode criar a sua própria hashtag para conseguir compreender melhor o alcance orgânico das suas redes.


3. Utilize as ferramentas disponíveis

Atualmente já existem diversas plataformas digitais voltadas especificamente para encontrar o influenciador ideal para a sua marca.


Airfluencers

Este site conta com milhões de perfis de influenciadores, que são atualizados diariamente, e ainda oferece uma busca especializada. O sistema utiliza inteligência artificial (IA) para encontrar o influenciador ideal para qualquer campanha. Além disso, a plataforma possui a tecnologia necessária para comparar as métricas e analisar o resultado que cada perfil poderá levar à marca.


Influency.me

Outra plataforma que utiliza de IA para auxiliar o empresário a encontrar o influenciador ideal para diversos tipos de campanhas. Assim como o Airfluencers, o Influency.me também ajuda a empresa a gerir e mensurar os resultados dos influenciadores.

A empresa ainda disponibiliza especialistas para gerir toda a campanha de marketing de influência. Eles atuam desde a criação da estratégia até nas demandas diretas com os influenciadores.


Squid

Na sua apresentação, a empresa Squid aponta que já realizou mais de 3 mil campanhas e que marcas famosas como a Magazine Luiza, o Santander e o Spotify, anunciam com a sua plataforma. A plataforma se apresenta como uma das mais completas do mercado, oferecendo mais de 70 métricas para analisar os resultados e mais de 50 mil influenciadores.


Busque o melhor para a sua marca

Seja qual for o método que você utilizar para encontrar microinfluenciadores, busque o que mais se encaixa com a sua marca. Ou seja, qual conversa com o seu público alvo e que poderá conquistar bons resultados. Inclusive, essa é a vantagem desse tipo de marketing: são várias opções disponíveis, e com certeza alguma delas se encaixa no seu planejamento.


Fonte: whow


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