top of page

Atitude Empreendedora



Corresponde à observação e análise permanente do campo de atuação profissional, com vistas a tomar a inciativa de implementar novos negócios ou mudanças em instituições, na perspectiva de fazer diferente, usar novos recursos, criar, realizar e exercitar as suas capacidades humanas.

Essa Marca Formativa relaciona-se, portanto, à iniciativa, criatividade, inovação, autonomia e dinamismo, demonstrados nas mais diversas situações de trabalho.

Ao longo dos tempos de estudos procurei várias definições sobre o significado da palavra empreendedorismo. Na língua inglesa, entrepreneur designa aquela que inicia e mantém um negócio próprio, qualquer que seja. Pessoas que possuem um negócio próprio, os empresários, existem aos montes, mas são apenas alguns poucos deles que são de fato empreendedores. Um empresário pode ter adquirido uma empresa já formada, pode ter herdado o negócio da família ou poder ter aberto um pequeno negócio apenas como meio de subsistência, sem necessariamente ter grandes ambições empreendedoras. Da mesma forma, muitas pessoas têm atitude empreendedora sem necessariamente possuir um negócio.

Com frequência tenho conhecido pessoas que são determinadas, criativas, cheias de iniciativa, auto motivadas, com sede de aprender e disposta a qualquer coisa para realizar suas ideias, mas que são funcionários, donas-de-casa, militantes de causas sociais, executivos, estudantes e que não têm a menor intenção de abrir um negócio próprio.

Assim, qualquer pessoa, e não apenas o empresário, pode adotar uma atitude empreendedora nas mais diversas situações, seja com o cliente, diante de um problema, durante uma reunião, ao montar a barraca de camping, ao ir a um show de rock ou dando banho no cachorro. Ter atitude empreendedora e manifestar, se não todos, pelo menos alguns dos sete elementos que descrevo a seguir.

1. Superação: A capacidade de ir além, superar qualquer obstáculo, sobrepujar os limites, desafiar, questionar o status quo, duvidar dos paradigmas impostos, provocar discussões, romper com padrões pré-estabelecidos. Caracteriza aqueles que são determinados e perseverantes. Não desistam nunca.

2. Criatividade: Realizar algo novo, diferente ou único. Desenvolver a habilidade de ver o que ninguém vê, identificar oportunidades nos locais mais improváveis, ter ideias à profusão, perceber cosias que normalmente passam desapercebidas para os outros.

3. Iniciativa: fazer o que precisa ser feito, sem que seja solicitado, agir sem ser mandado, conquistando sua própria autonomia. Quem tem iniciativa não gosta de depender de ninguém para conquistar suas realizações e está sempre conduzindo várias coisas ao mesmo tempo.

4. Energia: Descreve aquele que demonstra incansável disposição para trabalhar, ir à luta e partir para a execução, transformar a iniciativa em “acabativa”. Ter energia é estar sempre disposto e motivado, procurando sempre tirar os planos do papel. A palavra preguiça não faz parte do seu vocabulário.

5. Valor: a capacidade de gerar algum beneficio para alguém. São os resultados finais da iniciativa que são valorizados por alguém. Estes resultados podem ser de natureza financeira ou não. Pode ser o lucro, o bem estar, a valorização da imagem, a satisfação de um cliente, a redução de custos ou um prêmio qualquer.

6. Compromisso: assumir a responsabilidade e as conseqüências. Ter a coragem de dizer a todos o que você fez. Vestir a camisa de algo maior do que seus interesses pessoais, independentemente dos resultados. Cumprir o que promete e levar uma realização às últimas conseqüências mesmo que prejudique a si mesmo. Não tirar da reta quando a coisa aperta e demonstrar assim credibilidade e confiabilidade.

7. Risco: A capacidade de aceitar o fato de que as coisas podem não sair como planejado e que o erro é uma forma de aprendizado. Pessoas que assumem riscos calculados sabem avaliar os benefícios e não se incomodam em sair da zona de conforto quando necessário.

8. Oportunidade: A possibilidade de enxergar com outros olhos ou enxergar com um telescópio o mercado ou a tendência de onde atua.

9. Liderança: É a arte de saber delegar, transmitindo uma visão clara de objetivos e metas, sabendo motivar os participantes da equipe a alcançar a excelência no desempenho individual e da equipe.

10.Visão Sistêmica: No desenvolvimento de um plano de ação ou de um projeto é essencial entender cada ação estabelecida e principalmente se ela se relaciona com o objetivo final. É como se estivesse a cada dia finalizando uma parte do todo.

Existem vários exemplos para mostrar como estes elementos designam atitudes empreendedoras. Pode ser aquele motoboy que tem a iniciativa de procurar caminhos alternativos e usar sua criatividade para aproveitar bem o seu tempo. Pode ser aquela secretária que está determinada a conseguir a aprovação de seu chefe para a compra de um novo arquivo, para beneficiar os colegas de departamento. Pode ser aquele diretor que coloca seu cargo em jogo ao desafiar a matriz e adotar uma estratégia inovadora e arrojada para a empresa. Pode ser aquela mãe que manda seu filho adolescente para estudar no exterior, mesmo que a contragosto, porque sabe os frutos que ele colherá no futuro. Pode ser aquele cabeleireiro que dá asas à sua imaginação e cria um penteado inovador correndo o risco de sua cliente detestar sua ideia. Pode ser aquele lixeiro que gasta todo o seu fim de semana para criar um mecanismo de coleta que seja mais eficaz para que todos seus colegas se beneficiem.

Pode ser o aluno que tem uma visão de entrega diferente que você (docente) pediu e ele (aluno) trouxe de maneira inovadora e inusitada.

Tenho dito sempre que todos nós somos empreendedores, apenas o somos em maior ou menor grau em função da demonstração destes elementos no nosso dia-a-dia em qualquer cenário e sob qualquer circunstância. Pessoas pouco empreendedoras apresentam apenas um ou dois destes elementos em pequena escala e de forma pontual, enquanto grandes empreendedores conquistam coisas de grande valor, à custa de muita perseverança e determinação, enfrentando muitos obstáculos para fazer suas ideias radicais acontecerem, despendendo muita energia e dedicação, correndo altos riscos porque acredita estar cumprindo com missões altruístas muito maiores do que seus interesses pessoais.


Quer saber mais e conversar sobre, chame a gente no whatsapp.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page