• Rafael Sanson

Dicas práticas de marketing para enfrentar a crise

Diante das pequisas sobre as ideias de marketing, sugestões de enfrentamento a crise há certas conclusões abaixo:


Os comportamentos dos consumidores têm mudadoneste período de pandemia.

A maioria já não compra mais em lojas físicas e nem​ frequenta shoppings.


Especialistas dizem que o mundo não será mais o mesmo após a pandemia, como adaptar meu negócio a este novo mundo?

A verdade é que precisamos nos adaptar ao digital. “Ser digital é a única opção”. O grande aprendizado é fazer algo diferente no seu negócio. Você será forçado pelo cenário a fazer essa transformação, porém, desta forma, você irá colocar seu negócio em outro patamar. “Pegue todo o seu planejamento do ano e traga para a situação atual. É necessário que você gere uma nova base que comunique com este novo momento.” É necessário refazer todo o planejamento do ano para uma nova estratégia digital.

As coisas não irão voltar ao normal. Devemos nos adaptar à nova normalidade que nos está sendo imposta. Não podemos ficar parados esperando, e precisamos nos adaptar e reaproximar do nosso cliente. A melhor forma de se vender no momento é tratar com sua base atual de clientes, aqueles consumidores que já são “de casa”. A questão de tempo para todos são negócios entrarem no digital. “Cuide da sua própria base”

Qual a importância de cativar essas atuais clientes neste momento?

A base dos seus clientes é o esboço para adivinhar o que você precisa fazer agora.

“Mande a mensagem certa para a pessoa certa”.

Você precisa achar as características dos clientes que estão aptos a comprar agora. É necessário fazer uma pesquisa com seus consumidores para tratar uma nova estratégia.


“Faça enquetes, ligue para seus clientes, peça feedbacks”.

Quanto mais informações você tiver da sua base, maior será o entendimento de qual canal você deve abordar.

Como que funciona o marketing de indicação?

É uma estratégia que usa seus clientes atuais para você vender mais, sem gastar com anúncios. A grande oportunidade está na atitude de tornar este método ativo.

“99% das pessoas já indicou algum produto ou serviço”​.

O marketing de indicação é a melhor estratégia de venda no momento. É importante agradecer as indicações do seus clientes​ e também reforçar a importância disso para o negócio.

É o momento para ser criativo e inteligente. É importante tratar digitalmente todas as etapas do comércio, desde o atendimento até a entrega. Ele afirmou que a estratégia de dar prêmios é uma boa escolha, mas é importante que seja relacionado ao seu produto/serviço.


Como as ferramentas digitais podem nos auxiliar neste momento?

Essas ferramentas mostram o caminho para o sucesso do seu negócio, ressaltando que é importante criar uma conexão pessoal com os clientes através do e-mail. A mídia paga é uma alavanca de curto prazo. É um canal interessante para ser explorado, mas deve ser explorado com cautela.

“Comecem devagar”.

É necessário otimizar suas buscas através do SEO (Search Engine Optimization), e reforça que experimentar novas ferramentas e redes sociais é uma boa estratégia. Essa combinação ajuda muito a obter ótimos resultados.

Como alcançar públicos específicos?

Explorar a rede social para isso é um ótimo caminho, seja através de dicas ou posts com bons conteúdos.


“Gere uma base de relacionamento, seja qual canal que for”.

Você deve entender qual é o melhor e colocá-lo em prática.​

Começar pelo caminho mais fácil é o melhor jeito. Nós devemos sair da nossa bolha e pensar com a cabeça do cliente.

“Não é momento para ter preferências por redes sociais, é necessário explorar”.

Como investir em blogs neste momento?

Não há livros ou conteúdos específicos para dizer o que está​ acontecendo no mundo atualmente, e por isso que o blog é uma excelente estratégia.


“Aprenda com as outras pessoas”.


A consistência dessas divulgações.​ Não deixe isso cair no esquecimento. Aprender com outras empresas é uma boa estratégia para entender melhor como avançar.

“É preciso estar com os ouvidos abertos e atentos”.

“Nosso cérebro tem a tendência de nos levar sempre para uma zona de conforto”.​

O consumidor vai entender o seu posicionamento por conta do momento.

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