• Rafael Sanson

Empreendedorismo de carreira: protagonismo e plano de crescimento

O empreendedorismo de carreira te ajuda a definir de forma realista onde você quer estar profissionalmente em alguns anos e te possibilita fazer uma análise das ações presentes e como elas se conectam com seus objetivos futuros.



Na prática, o plano de carreira deve levá-lo do estado atual, que é como você está hoje profissionalmente, ao estado desejado, de como você gostaria de estar dentro de um determinado período de tempo.

Um plano de carreira pode te ajudar nesse processo com direcionamento e responsabilidade.


Como surgiu o empreendedorismo de carreira?

Se pensarmos no andamento das carreiras ao longo do tempo, vemos uma mudança brusca nos últimos anos. Antigamente, as decisões de carreira seguiam o panorama tradicional que levava à estabilidade.

Ou seja, passavam dez, vinte, cinquenta anos em uma mesma empresa, trilhando um caminho traçado por outros e praticamente inalterável. Quando havia mudança, geralmente vinha de algo externo, como uma demissão, mudança na profissão do parceiro ou algo do tipo.

Hoje, o mercado está cada vez mais competitivo, diversificado e dinâmico. Fazer empreendedorismo de carreira significa escrever sua própria história profissional. Assumindo o papel de protagonista da sua carreira, suas chances de ser bem-sucedido e realizado são bem maiores.

Para analisar sua carreira de forma empreendedora é necessário, primeiro, trabalhar o autoconhecimento. Entender exatamente quais são suas vontades, desejos e, principalmente, quais são as atividades que te deixam feliz no dia a dia.

Não adianta pensar apenas em dinheiro e em quanto você quer estar ganhando no futuro. Precisa conciliar essa vontade com a sua motivação. Então para entender melhor e refletir sobre sua carreira, trouxemos algumas dicas para criar o plano de carreira ideal.


Como criar seu plano de carreira simples

Reflita sobre seu estado atual

O primeiro passo no empreendedorismo de carreira é entender o seu estado atual. Avalie todos os pontos da sua vida profissional hoje e faça algumas reflexões, como se você está feliz e satisfeito no trabalho, quais são as demandas e tarefas que você mais gosta de fazer durante o trabalho e quais você menos gosta.


Defina seu estado desejado

Onde você quer estar, profissionalmente, daqui a dois, cinco ou dez anos? Essa reflexão é importante para começar a definir seus objetivos. Sabendo onde quer chegar, você é capaz de guiar melhor sua carreira e aproveitar as oportunidades.

Nessa etapa, é importante pensar qual seria seu emprego ideal, o que você espera de uma empresa, como você pode contribuir e acrescentar ao time, qual cargo quer alcançar, em quanto tempo e ganhando quanto.


Trace metas

Agora que você tem o ponto de largada e o de chegada, precisa definir as etapas que te levarão de um ao outro. Identifique o que separa você do seu objetivo final. Falta experiência de trabalho, anos de experiência, alguma habilidade específica? Anote tudo isso e entenda o que você vai precisar começar a fazer hoje, para atingir o objetivo mais a frente.


Estipule prazos para cumprir cada meta

Mesmo que o seu emprego ideal ainda esteja longe de ser alcançado, é importante estabelecer metas que sejam realizáveis agora. Cursos, estudos e aprendizados levam tempo. Quanto mais cedo você começar, mais rápido vai alcançar seus objetivos.


Invista em conhecimento

Para garantir um empreendedorismo de carreira de sucesso, invista em conhecimento, sempre. O mercado está cada vez mais pedindo por profissionais que sejam proativos, que tenham vontade de aprender e superar desafios.

Desenvolver habilidades e competências para entender objetivos estratégicos da empresa e ajudá-la a atingir os objetivos otimizando tempo e recurso é tudo o que uma empresa quer de um funcionário.


O plano de carreira serve para você estar sempre se aprimorando, aprendendo e buscando novas oportunidades, novos desafios e a constante evolução. E você, já fez o seu?


Fonte: 55lab.co


Quer saber mais e conversar sobre, chame a gente no whatsapp.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo