• Rafael Sanson

O que são âncoras da carreira

Atualizado: Ago 24


Eu quero te fazer uma pergunta importante: o que te faz levantar todos os dias e ir para o trabalho? A sua resposta pode ser parecida com a de outras pessoas, mas o fato é que cada pessoa tem sua própria motivação. É importante dizer aqui que estas motivações podem ser conscientes ou inconscientes. Independente disso, a resposta para esta pergunta reside em suas motivações internas e externas. Essas motivações são definidas no ambiente corporativo como âncoras de carreira.


Mas o que são âncoras de carreira?

Segundo Edgar Schein, especialista em desenvolvimento organizacional e ex-professor de Gestão da Sloan School Of Management- MIT, e criador desta definição, as âncoras demonstram realmente quais são as motivações dos profissionais.

Para Schein, a relação de trabalho é uma via de mão dupla. Isso quer dizer que tanto as expectativas das empresas como a de seus stakeholders devem ser plena e mutuamente atendidas para que seus resultados sejam alcançados. Para Edgar Schein, esta é uma relação fundamental para que as empresas continuem no mercado. Assim ela garante a produtividade e também o desenvolvimento de habilidades de seus colaboradores, expandindo seus negócios e se destacando dos concorrentes.

E por ser uma via de mão dupla, os gestores de pessoas e líderes devem conhecer quais são as motivações profissionais de cada um de seus colaboradores, para compreender como cada um entende e trata sua relação de trabalho com a organização. Tanto empresa quanto colaboradores necessitam saber quais são as expectativas um do outro de maneira clara e objetiva.

De acordo com a teoria de Schein, as Âncoras de Carreira são baseadas nos seguintes elementos:

1 – Puro Desafio

2 – Estilo de Vida

3 – Dedicação a uma causa, Senso de dever

4 – Segurança e Estabilidade

5 – Criatividade Empresarial e Empreendedora

6 – Autonomia e Independência

7 – Competência Técnica e Funcional

8 – Competência Administrativa, Gerência Geral

Mas, qual é a relação entre as âncoras e as empresas?

O Alinhamento entre Âncoras e Empresas

Para que os profissionais possam produzir com efetividade e motivação e os resultados sejam alcançados plenamente é preciso alinhar suas âncoras de carreira ao que a empresa lhe oferece em termos de profissão, ascensão, missão de vida e remuneração também. Mas o que isso representa?

Imagine, por exemplo, que você em sua empresa você tenha um colaborador que tem como âncora de carreira: Criatividade, mas que seu talento é reprimido e que é obrigado a fazer tudo sempre do mesmo modo, sem a possibilidade de inovar. Com certeza, este profissional não produzirá com a mesma efetividade que faria se tivesse liberdade e subsídios para fazer diferente e ousar.

Outro caso, se o colaborador busca no trabalho o alinhamento com sua missão de vida, que inclui, por exemplo, contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana e a organização em que atua não se interessa por este valor, consequentemente seu trabalho não corresponderá às suas expectativas nem as da empresa e haverá um desalinhamento.

Quem foi Edgar Schein?

Edgar Henry Schein nasceu em Zurique (Suíça) em 05 de março de 1928. Filho de Marcel Schein, Edgar possui vários estudos na área do desenvolvimento e cultura organizacional. Para muitos estudiosos, Schein é o pai da cultura organizacional. Foi professor do MIT e possui inúmeros livros publicados que contribuem de maneira significativa com o desenvolvimento humano de profissionais do mundo todo.

Atualmente, Schein tem 92 anos de idade.


Com base em tudo que foi dito aqui, as âncoras de carreira podem ser a ascensão profissional, possibilidade de novos ganhos ou a possibilidade de promover melhores condições de vida para a família. Pode ser também a oportunidade de desenvolver novas habilidades profissionais ou até mesmo a chance de ter estabilidade financeira.

As âncoras de carreira são bastante particulares portanto, ao escolhê-las tenha em mente que isso é algo que deve fazer sentido para você. Para que você encontre a motivação necessária para seguir em seus trabalhos e funções profissionais. Isso será fundamental para que você possa alinhar suas expectativas com as expectativas das empresas e, assim, criar uma parceria de sucesso profissional.

0 visualização

© 2020 Orgulhosamente feito por Atitude Empreendedora.

Av. Dois Córregos, 1513 CNPJ 24.663.659/0001-96

Contato: +55 19 98987-9559