• Rafael Sanson

Pagamento via Whatsapp!

Atualizado: Ago 25


WhatsApp lançou funcionalidade para receber e enviar pagamentos diretamente pelo aplicativo. Veja como aplicar em seu negócio!


O WhatsApp anunciou dia 15/06/2020 uma nova funcionalidade, ainda em fase de testes, no Brasil. Trata-se do envio e recebimento de dinheiro sem sair do aplicativo, tudo baseado na plataforma Facebook Pay.


No primeiro momento só será possível enviar dinheiro quem for cliente do Banco do Brasil, Sicredi e Nubank, via cartão de crédito e débito das bandeiras Visa e Mastercard.


A funcionalidade será liberada aos poucos para os usuários do aplicativo e, por isso, talvez não apareça imediatamente no seu aplicativo. É uma funcionalidade que estará disponível tanto no WhatsApp quanto no WhatsApp Business, que aliada ao cadastramento de produtos/serviços no catálogo da sua empresa, poderá facilitar muito o processo de venda e cobrança.


Para enviar dinheiro o usuário precisará cadastrar seu cartão na plataforma Facebook Pay e escolher uma senha de 6 (seis) dígitos. Os recebedores do dinheiro também precisarão se cadastrar no Facebook Pay.


Como se cadastrar para enviar ou receber dinheiro no Whatsapp?


Para se cadastrar no Facebook Pay usando o Whatsapp basta seguir os passos abaixo:

1. Dentro de uma conversa, toque no ícone de clipe de papel (Android) ou no + (iOS) e então toque em Pagamento;

2. Insira o valor e toque no ícone de seta;

3. Abaixo de “Adicione sua forma de pagamento”, toque em Começar;

4. Toque em Continuar para aceitar os termos do WhatsApp e do Facebook;

5. Crie uma senha numérica de 6 dígitos para o Facebook Pay. Digite novamente para confirmar;

6. Insira seu CPF e Nome Completo;

7. Adicione um cartão de débito ou crédito emitido por um dos bancos participantes (Banco do Brasil, Sicredi ou Nubank), incluindo número do cartão, validade e CVV (código de segurança de 3 dígitos), e toque em Adicionar cartão;

8. Escolha comoverificar seu cartão: através de um código via SMS, e-mail ou app do banco;

9. Digite o código recebido e toque em OK.

Como enviar dinheiro no WhatsApp?


É simples! Basta seguir os passos abaixo depois de ter cadastrado seu cartão no Facebook pay:

1. Dentro de uma conversa com um contato que aceite pagamentos via Whatsapp, toque no ícone de clipe de papel (Android) ou + (iOS) e escolha a opção Pagamento;

2. Insira o valor e escolha o cartão que será utilizado;

3. Toque em Pagar para confirmar a transação e insira sua senha do Facebook Pay.

Para realizar transferências, é necessário que as duas pessoas tenham conta em alguma das instituições financeiras credenciadas.

As transações não têm taxa e são concluídas no mesmo dia, se respeitado o horário de funcionamento da instituição bancária, ou no próximo dia útil. Na função, apenas cartões de débito serão aceitos e é possível enviar até R$ 1 mil por transação e receber até 20 transações por dia, respeitando o limite de R$ 5 mil por mês.


Como receber dinheiro via WhatsApp Business?


Pequenos negócios que usam o Whatsapp Business poderão aceitar pagamentos através aplicativo. O Facebook Pay usa um provedor de pagamento terceirizado, a Cielo, para o processamento de pagamento.

No serviço oferecido via Whatsapp Business há a vantagem de não precisar ter uma conta em uma das instituições parceiras para receber pagamentos e não haver limite nas transações, apesar da taxa de 3,99% por transação e o dinheiro será recebido em até dois dias úteis. A Cielo também fornece serviços de pagamento adicionais, como:

  • A capacidade de receber pagamentos de clientes diretamente em suas contas bancárias

  • Rastreamento de todas as atividades de pagamento do cliente

  • Emissão de reembolsos

Para realizar a cobrança pelo Whatsapp Business, siga esses passos:

1. Acesse o aplicativo WhatsApp Business, toque em Menu > Pagamentos;

2. Toque em Facebook Pay, escolha a opção “Receber pagamentos por vendas” e toque em “Continuar”;

3. Toque em Continuar para aceitar os termos do WhatsApp, Facebook e Cielo;

4. Vincule ou crie uma conta Cielo com CPF ou CNPJ, nome da empresa, endereço e dados pessoais do responsável (nome, data de nascimento, e-mail e CPF);

5. Insira seus dados bancários, incluindo banco, agência, conta e tipo de conta;

6. A verificação da conta será feita em até 3 dias úteis, e então será possível receber dinheiro via WhatsApp. Às taxas cobradas pelas operadoras para receber os pagamentos, em alguns casos é mais vantajoso receber o pagamento diretamente por transferências bancária.



© 2020 Orgulhosamente feito por Atitude Empreendedora.

Av. Dois Córregos, 1513 CNPJ 24.663.659/0001-96

Contato: +55 19 98987-9559