• Rafael Sanson

Qualidade e processo para os pequenos negócios



O caminho de conquista de nossos clientes envolve qualidade em nosso produtos, serviços e processos, meros detalhes fazem toda diferença. Nesse artigo. abordaremos o tema afim de lhe ajudar à gerir da melhor forma seu negócio.


Tendo em vista a garantia da completa satisfação das necessidades e expectativas do nosso cliente, a gestão da qualidade vem no sentido de coordenar e possibilitar a melhoria dos processos e produtos da empresa. Elevando a qualidade dos mesmos, sua empresa avançará sob o mercado, sobressaindo-se às demais, caso seus concorrentes não estiverem atentados à isso. Uma gestão eficaz e de qualidade pode salvar seu empreendimento da falência.


Por que adotar uma gestão de qualidade?

Existe uma relação entre o preço que você coloca em seu produto e a qualidade do mesmo, se o valor do produto é mais elevado, automaticamente o cliente já adquire a ideia de que o produto tem maior qualidade. Caso o produto tenha um preço mais baixo, o cliente tende a esperar menos qualidade, sendo aquela máxima.


Essa percepção de valor do nosso produto não é somente preço, é o quanto vale para o cliente, pois há vários produtos que possuem um preço menor, porém com alta entrega de valor. A valência do produto está diretamente ligada ao benefício que o mesmo traz ao nosso cliente.


Pontapé inicial

É interessante começarmos pela mudança de cultura da empresa, pois todos seus funcionários, parceiros e sócios devem estar envolvidos e almejar a mesma evolução, caso contrário, todo avanço alcançado será perdido. Determine a missão e a visão da empresa, pois são essas frases que definem o seu futuro e seu propósito, como já apresentamos na postagem 5 passos para ter um planejamento perfeito.


Levante os processos de sua empresa e defina-os:

1. Entradas e saídas;

2. Componentes (ou partes) que interagem organizadamente;

3. Princípios básicos de funcionamento;

4. Objetivos;

5. Realimentação.

Onde as entradas são os valores, estratégias e políticas de qualidade da empresa. São informações, estudos e análises do seu cliente.


1. As saídas são os produtos/serviços que estão dentro das exigências e que satisfaçam os clientes.

2. Os componentes inclui a produção, laboratórios e demais áreas da empresa que afetam na qualidade.

3. Os princípios são os procedimentos e políticas da empresa em relação à qualidade.

Desenvolva um manual de qualidade.

4. Os objetivos são os produtos/serviços com a qualidade melhorada.


Após isso, devemos adotar o PDCA para poder fazer um acompanhamento do processo de qualidade e realizar a realimentação do processo acima.


Manter a qualidade de nosso serviços/produtos não é algo fácil e que simplesmente se faz comprando dos melhores fornecedores os insumos mais caros, a qualidade vai além disso. Está na possibilidade medir, analisar, estudar e colocar em prática todos os processos de seu negócio. Por isso, ter uma visão geral da empresa é essencial, e para isso a utilização de um sistema de gestão é extremamente importante para facilitar e aumentar a eficiência de sua gestão.


Fonte: Gestor Ideal

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