• Rafael Sanson

Soft Skills



Será que você tem desenvolvido as suas habilidades pessoais e profissionais de maneira satisfatória? Se a expressão soft skills ainda soa estranha e você não tem certeza do que significa, está no lugar certo.

Mais do que entender o conceito, você vai descobrir a importância das soft skills para garantir seu lugar no mercado de trabalho.

Também vai descobrir como aprimorar as competências necessárias para se tornar o profissional que tanto almeja ser.

O que são soft skills?

As soft skills são um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano.

Dessa forma, são consideradas como características necessárias para que um profissional alcance os seus objetivos profissionais, aquilo que estabelece para a sua carreira.

Como você deve imaginar, as soft skills esperadas de determinada pessoa estão relacionadas à sua área de atuação e, principalmente, ao posto que ela deseja ocupar no mercado de trabalho.

Um gestor, por exemplo, precisa demonstrar habilidades comportamentais muito diferentes daqueles que lidera, mas esses, também, se beneficiam quando desenvolvem as características deles esperadas.

O melhor exemplo de soft skill talvez seja a inteligência emocional, que é a capacidade de lidar bem com as próprias emoções e usar essa energia a seu favor, sem impulsividade ou arrependimento posterior.

Todo profissional, independentemente da posição que ocupa na carreira, precisa de inteligência emocional para alcançar os objetivos que definiu para a carreira.

Essa é uma habilidade que aparece na entrevista de emprego, ao lidar com imprevistos no trabalho, ao gerenciar pessoas e em várias outras situações rotineiras no ambiente corporativo.

Outros exemplos de soft skills são empatia, ética, liderança, resolução de conflitos, flexibilidade e gestão de equipes.

Como você pode ver, todas elas trazem benefícios para a vida pessoal, mas também se mostram importantes para o bom relacionamento com colegas de trabalho.

E o mais importante a saber sobre as soft skills é que, mesmo quando o indivíduo não demonstra ter determinada habilidade, ele pode desenvolvê-la.

O comportamento humano não é imutável. Então, por que não aproveitar e se tornar uma pessoa e profissional melhor?

Qual é a diferença entre hard skills e soft skills?

Sobre as soft skills, acabamos de falar.

E as hard skills, o que são?

São as habilidades técnicas, não comportamentais. Ou seja, tudo aquilo que você aprende no ensino formal ou não, em cursos, treinamentos, na graduação e pós-graduação.

São as informações que você quer colocar no currículo, atualizar no perfil do LinkedIn ou destacar para o recrutador em um processo de seleção.

As hard skills são concretas, quantificáveis e de aprendizado técnico.

A habilidade de usar uma ferramenta é uma hard skill. Uma certificação em marketing digital, também.

Já as soft skills, como dissemos acima, trabalham no universo do que é comportamental e, portanto, são aprendizados subjetivos e difíceis de serem analisados, como o pensamento crítico, a positividade e a capacidade de tomada de decisão.

Na prática, a análise curricular pode não responder tudo o que uma empresa precisa saber sobre determinado candidato.

As hard skills estarão lá, mas a equipe de recursos humanos dependerá também da análise comportamental para determinar se um profissional está ou não alinhado com o que a empresa espera dele.

Qual é a importância das soft skills na gestão de projetos?

Existem dois fatores que são cruciais para uma gestão de projetos de qualidade: saber lidar com o tempo e com os envolvidos nele. Ou seja, com a equipe.

O tempo vai se traduzir em uma série de soft skills diferentes, exigidas do gestor à frente do projeto.

Por exemplo, saber trabalhar sob pressão e manter a calma diante das situações é bem importante.

Tomar decisões eficientes e de maneira rápida, também.

E é fundamental ser flexível para contornar os problemas de cronograma que surjam, além de ter habilidade para a negociação de prazos.

Já quando se está trabalhando em equipe, é importante entender que estamos falando de pessoas com perfis diferentes, backgrounds diversos, modos de trabalhar distintos, além de uma grande variedade de processos de trabalho.

Por isso, soft skills como empatia, paciência, uma boa comunicação, liderança e persuasão são importantes para evitar e gerenciar conflitos, promover o engajamento, garantir a unidade no time e entender como lidar com as particularidades de cada indivíduo.

Por mais que muito disso seja natural da própria pessoa, é possível aprender e desenvolver cada uma dessas capacidades.

Muitas vezes, para garantir as entregas no prazo, você acaba dependendo muito mais de fatores humanos do que apenas logísticos e operacionais.

Por isso, se faz necessário ter à frente do projeto alguém que seja não só orientado a resultados, mas que também tenha as soft skills necessárias para uma gestão completa, tanto técnica quanto comportamental da equipe.


Qual a importância das soft skills no mercado de trabalho?

Elas não dependem de diplomas e certificados.

Ainda assim, as soft skills são muito procuradas, desejadas e cada vez mais valorizadas por profissionais de recursos humanos.

Isso acontece porque, em ambientes nos quais os funcionários têm as características comportamentais alinhadas com os objetivos da empresa, não só podem entregar desempenhos melhores como tendem a permanecer mais tempo nela.

Um exemplo pode ajudar a entender essa afirmação.

Imagine profissionais que lidam mais facilmente com pressão, saibam gerenciar o tempo e tenham empatia.

Não é difícil prever que eles tendem a se sair bem em cargos que exigem a gestão de equipes ou o contato com o público.

Além disso, profissionais que acreditam nos propósitos da empresa tendem a “vestir a camiseta”.

O engajamento ocorre de forma mais natural, eles concordam com os valores do negócio e se dedicam no dia a dia para que ele alcance seus resultados.


Outro fator que pesa a favor das soft skills no mercado de trabalho é a produtividade.

Afinal, habilidades comportamentais são capazes de tornar um profissional mais focado, assertivo e motivado.


Com isso, acertar na contratação de um talento com as soft skills necessárias pode significar um retorno financeiro para a empresa.


Quais são as principais soft skills?

O principal desafio para desenvolver soft skills é saber por onde começar.

Afinal, existem tantas que pode ser difícil imaginar quais devem ser priorizadas para atender às demandas do mercado.

Mas vamos propor um exercício que depende também de uma soft skill: o foco.

Para isso, vamos nos concentrar nas principais habilidades e competências comportamentais, que listamos abaixo, a partir do que recomendam a consultoria ManpowerGroup, a Revista Forbes, o portal Educa Mais Brasil e o site Vagas.com

Veja as 10 soft skills que não podem faltar a qualquer profissional:

1. Comunicação

A habilidade de dialogar com colegas de trabalho para evitar conflitos, resolver divergências e eliminar ruídos que prejudicam a realização de tarefas.

2. Liderança

A capacidade de inspirar funcionários e motivar equipes a entregar resultados, sabendo quando servir de exemplo, quando delegar tarefas e como cobrar desempenho sem constranger o time.

3. Flexibilidade e resiliência

Estão relacionadas à capacidade de se adaptar e continuar produzindo diante das mudanças de cenários, mesmo após experiências difíceis e que trouxeram prejuízos, mas também lições.


soft skills trabalho em equipe

4. Trabalho em equipe

Aí está a essencial habilidade de cooperar com colegas em grupos compostos por pessoas diversas, dando a sua contribuição individual para o interesse coletivo.

5. Criatividade

Tem a ver com a capacidade de inovação, de pensar fora do status quo e de apresentar soluções diferentes para problemas antigos, de maneira diferente do padrão.

6. Proatividade

Capacidade de arregaçar as mangas, avaliar cenários e encontrar caminhos para resolver questões que impedem os resultados ou atrapalham a produtividade.

7. Empatia

É a habilidade de se colocar no lugar do outro, de se conectar com pessoas de diferentes backgrounds e entender a sua abordagem sobre diversos temas e modos de trabalho.

8. Ética no trabalho

Comprometimento com as regras da empresa e com um senso comum de respeito e moralidade no ambiente de trabalho.

9. Pensamento crítico

É a capacidade de questionar métodos, identificar problemas, buscar novas soluções e rever processos, mas com sabedoria.

10. Atitude positiva

Manter-se motivado, otimista, focado nas possibilidades reais e mais nos acertos do que nos erros. Uma postura contagiante diante da equipe.


Quais são as soft skills mais demandadas pelos empregadores?

Seguindo as soft skills que acabamos de relacionar, é bem possível que você atenda ao que a maioria dos empregadores espera.

Mas como esse é um conhecimento subjetivo, é no mínimo improvável assegurar quais são as habilidades que toda e qualquer empresa vai buscar ao analisar o perfil de possíveis talentos.

São elas:

Habilidade de liderança

Desenvolvimento da equipe

Motivação

Comunicação

Influência

Capacidade de tomar decisões

Conhecimento político e cultural

Poder de negociação

Estabelecimento de confiança

Gerenciamento de conflitos

Coaching.


Essa última é especialmente importante por estar relacionada a outras possíveis habilidades, que você certamente encontra em listas diferentes.

É que o coaching é uma metodologia que foca justamente no desenvolvimento de competências comportamentais.

Assim, se uma empresa espera que seus líderes tenham a habilidade de inteligência emocional entre as soft skills, é possível que o profissional recorra ao coaching para aprimorar seus pontos fortes e corrigir as fraquezas.

O ponto de partida talvez esteja no autoconhecimento, que é o processo de análise daquilo que o indivíduo tem de melhor e do que precisa evoluir para otimizar a sua performance e se tornar mais completo, alcançando o máximo do seu potencial.


Como desenvolver soft skills?

Se você observou a lista e sentiu que precisa aprimorar determinado comportamento para crescer na carreira, saiba que esse é um movimento que depende só de você;


Como são características comportamentais, desenvolver soft skills ficam muito a cargo do indivíduo.

É preciso estar atento às próprias características, dedicado ao autoconhecimento, à melhoria contínua e à reflexão sobre as suas próprias atitudes.


Quer saber mais e conversar sobre, chame a gente no whatsapp.

Fonte: fia.com



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