• Rafael Sanson

Tendências de consumo brasileiro

As tendências mostram como será o futuro do consumo e podem durar durante um bom tempo. Sua influência está em diversas áreas do mercado




As tendências de consumo surgem de acordo com as necessidades de um público e se refletem através de contextos culturais, sociais, econômicos, etc. Ou seja, para as empresas que desejam se destacar no mercado, é fundamental percebê-las e se anteciparem àquilo que os clientes desejam.


O que são tendências de consumo?

De maneira simplificada, uma tendência de mercado é aquilo que indica qual caminho o mercado irá seguir. Em outras palavras, uma pista do comportamento dos consumidores no futuro. Para entender melhor esse conceito, é preciso compreender a diferença entre modismos, megatendências e tendências. Confira:


Modismos

Os modismos são imprevisíveis. Geralmente, são algumas tendências que duram pouco, sem grande significado cultural. Já é possível ver algumas empresas ganhando dinheiro com modismos, mas, em geral, por pouco tempo. Como exemplo de modismos, temos as cada vez mais raras lojas de frozen yogurt e paleterias mexicanas. Apesar de terem feito grande sucesso, a fama durou muito pouco.


Tendências

Já as tendências mostram como será o futuro e podem durar durante um bom tempo. Sua influência está em diversas áreas do mercado e possui indicadores significativos. Um exemplo atual de tendência é o trabalho remoto. É um movimento que teve mais aderência desde o começo da pandemia, e hoje já se mostra como a nova forma que as pessoas irão prestar seus serviços no futuro.

Ou seja, a tendência é algo mais permanente e apresenta mudanças mais concretas para a sociedade.


Megatendências

As megatendências são grandes mudanças que atingem os âmbitos sociais, políticos, econômicos e até tecnológicos. Um exemplo disso são os carros elétricos autônomos, que estão sendo desenvolvidos por grandes empresas. Uma vez popularizados, vão causar impacto em diversas indústrias relevantes (como a do petróleo), e a vida de milhares de pessoas (como os motoristas).




Qual a importância das tendências de consumo

Ao prever as tendências de consumo, a empresa consegue criar estratégias de marketing mais eficientes, que possibilitam enxergar possibilidades de mudanças. Um dos maiores desafios dos negócios atuais é o gerenciamento de mudanças. Em outras palavras, quem conseguir prever novas tendências e comportamento do mercado pode se destacar dos concorrentes.

Assim, ao perceber tendências antes que as outras empresas do seu segmento, sua marca pode ser pioneira e líder do mercado. Isso porque atender às novas necessidades do público não é tarefa fácil e exige grande esforço. Mas, ao detectar tendências, é possível que as empresas consigam se preparar para obter melhores resultados.


Como entender e utilizar as Tendências de consumo?

O primeiro passo é estar aberto às mudanças que as tendências podem trazer. Afinal, de nada vale saber o que estará presente no futuro do mercado e nada fazer para se adaptar. Por isso, separamos uma lista sobre como entender e utilizar as tendências de consumo para a sua empresa, confira:


1. Acompanhar as tendências mundiais

É essencial ficar atento às tendências mundiais. O Brasil, por não ser um dos mercados mais desenvolvidos, costuma adotar tendências com certo atraso. Para compreender melhor, vamos tomar o exemplo do pagamento digital sem cartão. Seu uso e fama é recente no Ocidente, mas já há anos é muito popular na Ásia.

Isso porque a rapidez e facilidade dessa tecnologia se tornou uma tendência para as pessoas que conheceram esse método de pagamento. Dessa forma, as empresas que conseguiram compreender essa demanda anteriormente puderam investir nessa tecnologia e saíram na frente.


2. Pensar em como se aplicam para seu negócio

Conforme mencionamos acima, saber quais são as tendências é apenas o primeiro passo. Após isso, é preciso compreender e montar uma estratégia de como implementá-las de fato na empresa.


3. Colocar o serviço ou produto na tendência

Uma alternativa é adaptar o produto ou serviço que você oferece a uma tendência de mercado que você identificou. Dessa forma, não é preciso criar um projeto do zero para aproveitar esse conhecimento adquirido. Neste sentido, porém, é importante construir a narrativa correta sobre a mudança do seu produto. Mostrar ao consumidor que sua empresa domina as tendências é um diferencial.


Tendências de consumo brasileiro para 2021

Itens essenciais

Como estamos vivendo uma crise econômica, que acarreta na diminuição de renda e incertezas econômicas, muitas pessoas continuam priorizando a compra de itens essenciais pelos próximos tempos.

Afinal de contas, quando temos pouco dinheiro, só temos condição de comprar aquilo que é mais urgente para a nossa sobrevivência. Por isso, itens essenciais se encaixam como tendências do mercado, ao menos até uma retomada econômica.


Comércio local

O aumento do consumo do comércio local é uma das maneiras mais eficazes para enfrentar um momento de dificuldade econômica como esse que vivemos.

Isso porque fortalece as empresas nacionais e ainda gera mais empregos para a população que também poderá contar com produtos mais baratos. Assim, o setor de comércio local passa a ganhar cada vez mais relevância no mercado como um todo.


Higiene e segurança

Um dos outros reflexos da pandemia é o aumento dos protocolos de segurança e higiene. Até porque esse foi um dos assuntos mais relevantes nos últimos meses. Portanto, uma tendência de consumo também está nesse segmento. Mesmo com o fim da pandemia, a preocupação com estas questões deve se manter nos próximos anos.


Experiência de compra

Cada vez mais o público está exigente na hora de consumir. É imprescindível que os comércios invistam em uma boa experiência de compra para os seus clientes. As lojas precisam se atentar em quesitos que vão desde atendimento personalizado, flexibilidade de horários, até na agilidade de entrega.


Sustentabilidade

Assim como a exigência sobre higiene, segurança e experiência cresce, a procura por um consumo mais sustentável também aumentou nos últimos anos. Uma tendência de consumo é que pessoas que possuem um poder de compra maior passem a priorizar esse tópico na hora de realizar sua compra.

Em suma, é muito importante que todos os empreendedores se atentem e estudem sobre as tendências de consumo. Seja para o ano de 2022, quanto para os próximos. Assim, a empresa consegue se destacar em meio a concorrência e ainda consegue se consolidar no mercado.


Fonte: Whow


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